Páginas


domingo, 19 de dezembro de 2010

Jerônimo o Heroi do Sertão - Radio Nacional (1957)






Origens:
O personagem Jerônimo, o Herói do Sertão, foi criado em 1953 por Moysés Weltman, para um programa de rádio do gênero novelas. Ele passou para os quadrinhos em 1957, publicado pela RGE e desenhado por Edmundo Rodrigues durante 5 (cinco) anos, 62 edições e 5 almanaques. Nos quadrinhos ele tinha como mãe Maria Homem. Seu companheiro era o "Moleque Saci" (que também teve direito a duas revistas extras de quadrinhos) e sua amada era Aninha. Defendia a cidade de Cerro Bravo contra os Bandoleiros Perneta, Caveira e Corisco.


Enredo:
Cerro Bravo, uma cidade do interior paulista, é dominada pelo Coronel Saturnino Bragança, rico fazendeiro que toma terras e obriga outros fazendeiros a entregarem suas propriedades, com a ajuda de seus capangas, alegando que suas escrituras são falsas. Todos temem o coronel, inclusive o prefeito. Por isso, apenas um misterioso cavaleiro escondido na mata é capaz de ajudar a população da cidade.

Esse cavaleiro é Jerônimo que, ao lado da noiva Aninha e do Moleque Saci, enfrenta as injustiças sociais, pondo os inimigos a correr a toque de bala.

No meio da história Jerônimo descobriu que o Coronel na verdade era membro de uma organização conhecida por "Mão Negra", cujo comandante só teria a identidade revelada no último episódio.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org

--------------------------------------------------------------------------------
Jerônimo o Heroi do Sertão - Radio Nacional (1957)
--------------------------------------------------------------------------------
01 - Um caso de atirador de punhais- Parte 1
02 - Um caso de atirador de punhais- Parte 2
03 - Jerônimo faz justiça
04 - Polvora Seca
05 - Emilinha Borba - Jerônimo (Bonus)


Abra o Baú

7 comentários:

Anônimo disse...

Beleza, o bau abre as portas para a radio novela e nos brinda com os dois Lps inéditos lançados com base na série da Rádio Nacional.
Apenas um comentário extra, o caso do atirador de punhais foi um Lp de 1956, enquanto as outras histórias fazem parte desse Lp de 1957.

Clóvis Abelha

Vilson Teixeira de Souza disse...

Amigo, muito obrigado por dar me esse presente de ano novo, eu era criança, eu meus irmãos e meus pais ouviamos pelo rádio essas novelas do Jerônimo e ficavamos ansiosos pelo capítulo do outro dia.
Meu pai e meu irmão já faleceram se eles fossem vivos ficariam também muito felizes.

já algun tempo eu procurava alguma gravação daquela época, achei que havia se perdido no tempo e agora tive essa surppresa.

Parabéns pelo blog e muito obrigado!

Dennys disse...

Interessante amigo Frank Stein é ver o RINALDO CALHEIROS como radio-ator e cantando um tema da série que não vingou pelo jeito, porque o clássico que encerrava a série no rádio era com a grande EMILINHA BORBA.

Com uma flor em cada mão e muito amor no coração

Dennys Petrucci

delto disse...

Camarada, eu era apenas um garotinho, quando eu, meu irmão e minha mãe ouvíamos o Jerônimo pela Rádio Nacional, e sempre ficávamos empolgados, assistindo as aventuras do Jerônimo, Aninha e moleque Saci...

já faz muito tempo, que eu procurava pelo Jerônimo, até achei que havia se perdido pra sempre... e agora encontrei esta jóia...

Lembro até hoje da música todinha, veja;
Quem passar pelo sertão, vai ouvir alguém contar, do herói desta canção, que eu venho aqui cantar...
Se é pro bem vai encontrar, o Jerônimo protetor, se é do mau vai enfrentar, o Jerônimo lutador...
Filho de Maria-homem nasceu, Serro Bravo foi seu berço natal, entre tiros e tocaias cresceu, sempre lutou pelo bem contra o mau...
Galopando em toda a parte ele está, pelos pobre a lutar sem temer, com moleque Saci pra ajudar, ele faz qualquer valente tremer...

Valeu mesmo camarada, brigaduuu...

Anônimo disse...

essa rádio novela me traz grande recordações da minha infância,eu estou falando dos anos 50.elias de aguiar.

Recruta disse...

Para os que gostaram da postagem, vejam o que tem aqui...

http://bartolomeu40.blogspot.com/search?q=Jer%C3%B4nimo

Um abraço!

Recruta disse...

Veja que o mineiro copiou do seu blog e em crédito deu...

http://recreiominhacidade.blogspot.com/2011/02/as-aventuras-de-jeronimo-o-heroi-do.html